BIOGRAFIA
Compositor brasileiro radicado em Paris, as obras de Aurélio Edler-Copes são conhecidas por sua intensidade, dinamismo e de grande força dramática. Sua pesquisa artística levou-o fusionar instrumentos elétricos e acústicos através de dispositivos eletrônicos analógicos e digitais em tempo real.
Criador de intensa atividade, colabora regularmente com solistas e grupos de renome (Ensemble Intercontemporain, Klangforum Wien, MusikFabrik, Quatuor Diotima Quatuor Bela, Nieuw Ensemble, L’Itinéraire, Mosaik, Vortex, Orquestras de Bilbao, País Basco, São Paulo, de Minas Gerais, Lorraine, etc.) e foi premiado em uma trintena de concursos internacionais de composição, entre os quais o “Prêmio de Roma” do Ministério das Relações Exteriores da Espanha, o New Forum Jeune Création ou o Prix Georges Wildestein da Academia de Belas Artes da França.
Ele foi compositor em residência na Real Academia de Espanha em Roma, na Academia de França em Madrid-Casa de Velázquez, e no KulturKontakt-Chancelaria Federal da Áustria, em Viena. Trabalhou também na residência nos estudos GMEM de Marselha, do GRAME de Lion, do SCRIME de Bordeaux,assim como na Fundação Phonos de Barcelona e na Fundação Royaumont, na França. Entre 2013 e 2016 foi compositor associado à Compagnie Eclats de Bordeaux e em 2017-2018 foi compositor residente do Ensemble Taller Sonoro, de Sevilha, como parte do Programa de Residência de Ibermúsicas. Atualmente realiza uma série de residências no IRCAM-Centre Pompidou Paris em colaboração com o ensemble United Instruments of Lucilin, criação no Festival Manifeste 2020.
Aurélio Edler-Copes é bacharel em violão com Daniel Wolff, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e em composição com Gabriel Erkoreka no Centro Superior de Música do País Basco—Musikene. Realizou um mestrado em Composição na Hochschule der Künst Bern (HKB) com Georges Aperghis, e especializou-se em música eletrônica no CURSUS anual de Composição e Informática Musical no IRCAM-Centre Pompidou Paris.